terça-feira, 28 de Junho de 2011

Reciclar candeeiros

Há dias recebi um email de uma amiga, que ao ver e rever o meu blog, dizia adorar o nosso quarto de casal , romântico tal como está.

                         

Atenta que é, perguntou-me o porquê do candeeiro com abajour preto na mesa de cabeceira...

                                     
Realmente não tem nada a ver. Acontece que em tempos comprei estes cortinados na ikea.




Este candeeiro estava na casa da avó materna do meu marido, em Cascais, quando ela se mudou para Santa Cruz herdámos umas coisinhas e este candeeiro veio na bagagem, assim como o da sala e o da casa de banho ( que mostrarei num proximo post ).
Inicialmente era ferro forjado, e o meu sogro que tem uma estufa de pintura fez o favor de o pintar de branco.


(Esta foto foi tirada ainda não havia sido pintada a parede de rosa)

Olhando bem, pensei:
"Tenho que comprar um candeeiro novo para o quarto da Catarina" -  o que ela tinha da Ikea não ilumina o suficiente, o quarto é muito grande e o candeeiro não suporta uma luz com mais intensidade.

Ora se eu pintar estes abjours, tal como pintei tanta coisa no quarto dela, este candeeiro passa para lá e eu arranjo um mais simples para o meu quarto.

Assim foi:





Aqui está:





Fui à procura e encontrei um dos abajours originais, os outros penso que se partiram.




Coloquei aquele colar como pendente para dar a sua graça, mas não era bem o que eu tinha em mente.

Para o meu quarto, lembrei-me de um abajour que tinha na sala, como era redondo tanto serve para um candeeiro de mesa como para um candeeiro de tecto, basta virá-lo ao contrário.



                              (Esta composição de fotografias está agora um bocadinho maior...)


Para esconder o fio, aproveitei um tecido com uma largura de 10cm e com cerca de 70cm de comprido, cosi uma parte à outra, virei do avesso e coloquei no fio electrico.
Coloquei o abajour e aqui está.





Um truque:
Quando o "copo" que esconde o sistema electrico não se segura no seu lugar, basta colocar a ponta de um palito na extremidade e parti-lo.



O que lá fica é um pedaço mínimo, mal se vê, mas é o suficiente para que o "copo" não torne a descair.


Comprei ainda estes pendentes mais compridos para colocar no interior do abajour... mas cheguei a casa com dois partidos, e optei por não colocar nenhum. Vou tentar voltar há feira de antiguidades onde comprei e rezar para encontrar mais dois.






Nil, minha querida, o candeeiro de mesa de cabeceira ainda se mantêm, mas estou à procura do par de um candeeiro em vidro que encontrei.... Se não fosse por coisas €€€ tinha comprado na altura, agora só existe um, e eu queria mesmo os dois.
Obrigada Nil, graças ao seu email fiz uma nova bricolage e ainda arranjei um candeeiro para o quarto da minha filha sem gastar dinheiro nenhum!

Agradeço a todas a atenção que dão às fotos que publico, e aceito sempre opiniões, se quiserem tal como a Nil o fez, podem enviar-me as vossas sugestões.

20 comentários:

  1. Babyyyyyy...."dorei" o resultado,ficou muito melhor,mais cute ainda!Ah...e estou toda boba de ver meu nome no blog!!!hihihi....bjinho!!!!!!!!!!!!!
    Nil

    ResponderEliminar
  2. Caramba, até eu estou cansada com tanta bricolage, hahaha...

    Realmente quando os €€ não abundam, temos de usar a cabeça e a imaginação.
    Por aqui faço o mesmo, mas como a casa é pequena não é preciso muito para dar um jeitinho.

    Foste genial em todas estas transformações.

    Obrigada pela dica do palito, amanhã vou tratar disso, hahaha...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Lúcia,
    Um bom trabalho, sem dúvida.Gostei muito do resultado!
    A dica do palito é útil, nao conhecia mas já tenho onde experimentar...

    Bjs e obrigada

    ResponderEliminar
  4. Lúcia,
    Um bom trabalho, sem dúvida.Gostei muito do resultado!
    A dica do palito é útil, nao conhecia mas já tenho onde experimentar...

    Bjs e obrigada

    ResponderEliminar
  5. E por aqui continua a haver belas ideias!

    Belas transformações!

    Beijokas
    Um dia muito feliz

    ResponderEliminar
  6. Tu tens mesmo jeito para isto, deverias tornar-te decoradora profissional.

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. DANIELA

    Que ideia fantástica de pintares os abajours, ninguém diz que foram pintados. Hum, que fiquei com essa gravada, quando precisar de decorar o quarto de um mini mini, se calhar faço isso a uma candeeiro. Que tipo de tinta usaste?

    E a do palito? Vou adoptar essa, tenho esse problema com o candeeiro da cozinha, sempre que o limpo, lá vem o copo por aí abaixo, depois ando a lutar com ele para voltar ao sítio (coisa irritante).

    Eu nem me lembraria de aproveitar o abajour do candeeiro de pé, para se transformar num de tecto.

    Andas a prestar um verdadeiro serviço público, hi, hi, obrigada pela parte que me toca.

    E a fitinha no fio, ficou amorosa e acho que deu mais um toque romântico ao vosso ninho de amor, hi, hi. Já tinha visto uma vez no "Querido, mudei a casa" e gostei, fica diferente. A minha tia por acaso tinha um candeeiro estilo marroquino que já trazia o fio forrado com organza (o candeeiro era lindo, mas o o fio estragava tudo) e ficava mesmo diferente com a fita.


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Estas voltas e reviravoltas com os "nossos cacarecos" só demosntram como as mulheres são imaginativas e desenrrascadas.
    Muito bons os teus resultados nas artes manuais.
    Bjoss

    ResponderEliminar
  9. Lúcia, essa cabecinha fervilha de boas ideias! :)
    Passa no meu blog, deixei-te lá um selinho!

    ResponderEliminar
  10. Excelente o teu blog. A tua casa está muito gira. De facto, basta termos um pouco de imaginação e motivação para, com poucos recursos, termos a casa ao nosso gosto. Obrigada por partilhares a tua experiência.

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigada!!

    Nil, obrigada pela dica, ehehe.

    Patrícia é isso mesmo (€€€), e o palito, conseguiste?! ;p)

    Paula M, obrigada e espero que também resulte contigo.

    Ana, obrigada!

    Mafalda obtigada ;p)) talvez um dia o sonho se realize! Há quem diga que também de sonhos vive o homem.

    Daniela, eu pintei com a mesma tinta que usei para fazer a mistura do tom do quarto da Catarina,a mesma com que pintei as gavetas e a estante do quarto dela, eheheh chega para tudo! Até para o cesto do piquenique!!
    Obrigada, e espero que o teu candeeiro fique direitinho!

    Pinta roxa é verdade!!
    Sini... às vezes, eheheh! Obrigada e vou passar por lá.

    Caminhante muito obrigada, sê bem vinda por aqui e fica à vontade!


    Beijinhos a todas
    Lúcia

    ResponderEliminar
  12. Gostei mesmo foi da fita no cabo do candeeiro, que por sinal é igual ao meu da entrada! hihi

    Essa do palito vai dar-me jeito em pelo menos dois candeeiros cá em casa ;)

    Beijo

    ResponderEliminar
  13. Beeeem esse truque do palito é o máximo!! Obrigado pela partilha :)

    ResponderEliminar
  14. Olá Lúcia!

    Estou a despedir-me do meu pc, hahaha...
    Eu adoro Trás-os-Montes, sou filha e neta de transmontanos e é lá que estão todos os nossos familiares.
    Retornar para a aldeia é um sonho antigo, estamos fartos de Lisboa.
    Na aldeia há qualidade de vida, come-se melhor e tem-se outra liberdade, é uma vida diferente que os citadinos nem imaginam.

    Mas é cá que temos a vida organizada, se houvesse trabalho por lá, não pensaríamos duas vezes, vendia a minha casa cá e ia embora.

    Beijinhos e até a volta.

    ResponderEliminar
  15. Hahahaha...esqueci-me do palito, até agora está a dar certo, ainda não caiu, hahaha...

    Obrigada pela dica ;)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Hola,Vizinha,obrigada pela visita.Vim aqui conhecer o seu cantinho e amei ...Parabéns pelo talento.Adoro móveis antigos renovados, tenho um criado super parecido aqui,esperando a inspiração e o tempo se encontrarem...Besitos

    ResponderEliminar
  17. Oiiii

    Passei um tempo grande por aqui....li as postagens que tinha perdido,fui até o dia que tua filhinha teve problemas na escolinha.Nem sempre comento,mas você sabe que sempre venho até aqui...me relaxa,me anima,disto preciso mesmo...muito ânimo.
    Deusa

    ResponderEliminar
  18. Carla, realmente somos muito parecidas!

    Bricolar, vez a Patrícia diz que resulta mesmo ;p))

    Patrícia, apreoita e descansa bastante!

    Mi Hernandez, o prazer de passar por lá é meu! Fica à vontade e sê bem vinda por aqui.


    Deusa, obrigada!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Olá Lúcia, gostei muito das suas ideias e úteis para os dias que correm.

    Dei especial atenção as fotos dos abajur, permite-me partilhar uma ideia que utilizei na minha casa.
    Tenho um cadeeiro de pé alto na minha sala de "leitura", onde os meus cortinados são feitos com tecido duma capa de edredom que veio de oferta na la redoute, as medidas não davam para nenhuma das minhas camas, o padrão é com bolas coloridas e as fronhas são iguais. Recortei as bolas das fronhas e apliquei no abajur, que era todo branco.

    Ficou muito giro o conjunto dos cortinados e com o cadeeiro igual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gabi,obrigada ;)
      pela partilha :)
      Fiquei curiosa com esse abajour, obrigada pela partilha :).
      Fazer um cortinado com capa de edredon ou lençõis foi coisa que já me passou pela cabeça várias vezes, é só questão de encontrar o padrão certo.

      Beijinhos


      Eliminar